Sobre os Pinhões
Os Pinhões possuem um sabor de castanha delicado e doce, podendo ser utilizado como ingrediente em muitas receitas.
Misture estes pinhões frescos com um molho pesto cremoso ou adicione-os a biscoitos e alimentos assados para ter um saboroso toque de castanha.
Você também pode assá-los, os tornando perfeitos para usar com saladas, massas e outros pratos.
Como Consumir os Pinhões
Pinhões são deliciosos sozinhos, acompanhados de outras castanhas ou como ingredientes de alimentos assados.
Eles também são uma ótima cobertura crocante para saladas e pratos de massas. Experimente consumi-los cozidos com legumes, como espinafre.
Os Pinhões são também um ingrediente chave no molho pesto.
Como Assar os Pinhões
Os Pinhões são normalmente assados para intensificar o seu suave sabor de castanha. Para assar os Pinhões no forno, coloque-os em uma forma e leve-os ao forno a 160°C por 5-10 minutos, mexendo-os ocasionalmente para garantir que fiquem uniformemente assados e dourados.
A outra opção para assar Pinhões é com uma frigideira sem óleo. Coloque os Pinhões na frigideira em fogo médio-baixo por apenas alguns minutos, até que eles fiquem levemente dourados – tenha cuidado para que eles não fiquem queimados (os Pinhões de tamanho pequeno aquecem rapidamente)!
Pinhões assados vão bem com legumes, saladas e pratos de massa. O molho pesto é normalmente feito com Pinhões não assados, mas assar os pinhões pode adicionar um sabor de castanha único e profundo.
Os Nutrientes do Pinhão
Uma porção de 28 gramas (cerca de 160 grãos) de pinhões fornece:
- 4 gramas de proteína;
- 17% do valor diário (VD) de magnésio;
- 18% do VD de vitamina E;
- 12% do VD de vitamina K;
- 9% do VD de ferro;
- Uma boa fonte de gorduras monoinsaturadas saudáveis para o coração.
5 Benefícios do Pinhão para a Sua Saúde
1) Saudável para o Coração: Os Pinhões são uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas, como o ácido oleico, que são saudáveis para o coração.
O ácido oleico é responsável por reduzir os níveis do colesterol “ruim”, o LDL, melhorar a atividade antioxidante e ajudar a função cardiovascular.
2) Supressor de Apetite: Alguns pesquisadores descobriram que o ácido pinolênico, presente nos pinhões, estimula a liberação de hormônios que suprimem a fome e proporcionam uma sensação de saciedade.
3) Aumento dos Níveis de Energia: Semelhante a outras variedades de castanhas, o pinhão contém nutrientes que aumentam os níveis de energia naturalmente.
Eles são uma boa fonte de proteína e magnésio que irão te proporcionar energia durante o dia. Os baixos níveis de magnésio têm sido associados com a fadiga, por este motivo consumir pinhões pode ajudá-lo a alcançar a quantidade diária deste nutriente.
4) Anti-idade: Evite o envelhecimento prematuro com uma porção de pinhão por dia. Os pinhões estão lotados de antioxidantes que combatem os efeitos nocivos dos radicais livres.
5) Saúde dos Olhos: A luteína é um tipo de carotenoide que protege os olhos, bloqueando a luz solar e evitando danos às estruturas da retina.
A luteína encontrada nos Pinhões pode ajudar a prevenir a degeneração macular relacionada à idade – a principal causa de cegueira entre os adultos com idade avançada.
Como Armazenar os Pinhões
Se armazenados à temperatura ambiente, os pinhões devem ser consumidos dentro de 2 semanas. Caso contrário, eles devem ser armazenados na geladeira, onde poderão ser mantidos por até 3 meses.
Para um armazenamento de longo prazo de até 9 meses, os pinhões podem ser transferidos para um saco plástico dentro de um recipiente hermeticamente fechado e armazenado no congelador.
Assim como outras castanhas, os Pinhões têm um alto teor de óleo que pode estragá-los rapidamente se não forem devidamente armazenados.
Como os Pinhões São Colhidos?
Os Pinhões são pequenas sementes, de forma alongada e comestíveis. São colhidos das pinhas que nascem nos pinheiros.
Quando as sementes do pinheiro estão maduras e prontas para serem colhidas, as pinhas são coletadas, secas e processadas para serem abertas e remover os Pinhões.
O processo de extração é bastante intenso, o que resulta no alto preço dos Pinhões em comparação com outras castanhas.